A Ergonomia para quem trabalha de pé

 

Trabalhar em pé durante muitas horas seguidas pode desencadear uma série de problemas de saúde para o indivíduo, como sobrecarga e alterações na circulação sanguínea dos membros inferiores.

Qualquer pessoa que trabalha muito tempo em pé pode acabar centralizando muito sangue nas pernas, além de sobrecarregar as articulações como o quadril e o joelho. Com isso, outros órgãos acabam tendo que compensar esse esforço. A panturrilha, por exemplo, quando contrai, empurra sangue para cima.

Por isso, é importante conhecer e colocar em prática dicas eficazes de ergonomia para fazer com que o momento de trabalho seja um pouco mais confortável e saudável.  Movimentar-se com frequência, sentar durante os intervalos e usar roupas leves ajudam muito, mas existem acessórios que podem ajudar.

1. Manter uma postura sempre correta

Ficar muitas horas na mesma posição é algo cansativo e é muito comum que o trabalhador resolva descansar um pouco apoiando o corpo em uma perna só, por exemplo. No entanto, essa prática só piora a situação e deixa uma parte do corpo sobrecarregada.

As costas devem estar eretas e o peso do corpo deve estar distribuído sobre os dois membros inferiores ao mesmo tempo.

Para auxiliar nessa tarefa usamos o banco semi-sentado, além de melhorar a postura, elimina a sobrecarga nos pés e melhora a circulação sanguínea. E, por ser de altura regulável, adapta-se ao porte de qualquer trabalhador.

2. Revezar o pé de apoio

É obrigação de qualquer empresa oferecer assentos para que os funcionários possam utilizá-los durante os intervalos. E é fundamental que o funcionário usufrua desse direito. Assim, ele pode descansar o suficiente para voltar ao trabalho com mais energia e disposição.

Para tanto, utiliza-se bancos específicos para que o trabalhador possa ficar em uma posição mais confortável mesmo que em pé.  É necessário que esse acento atenda as normas ergonomicas, o ideal é que o colaborador apoie toda a região do quadril, mas sem sentar de fato.

3.Usar bancadas em posições adequadas

Para quem trabalha em pé e tem alguma bancada como apoio, a orientação é que essa estrutura esteja alinhada às características de cada indivíduo e que favoreça a execução do trabalho. Essa bancada deve favorecer a postura, o campo de visão e a movimentação das mãos durante o manuseio de materiais.

4.Usar tapetes amortecedores

Para evitar o contato direto dos pés com o piso rígido do ambiente de trabalho, a dica é usar um tapete confortável, também chamado de tapete antifadiga. Esse produto amortece o impacto do peso corporal sobre os membros inferiores, evita o cansaço extremo e ainda reduz a incidência de acidentes como tropeços e escorregões.

5.Usar o apoio para os pés

O apoio para os pés atende tanto aos funcionários que trabalham sentados quanto aqueles que executam as suas atividades laborais em pé. O suporte permite que o funcionário descanse os pés alternadamente, favorecendo o descanso e a circulação sanguínea local. Também evita que o indivíduo apoie o corpo em um só membro, sobrecarregando-o.

Trabalhar em pé o dia inteiro e durante muitos anos, o que é muito comum em alguns profissionais, é muito desgastante para o trabalhador e pode provocar lesões severas. A empresa tem o dever de ofertar aos seus colaboradores condições favoráveis à execução do trabalho por meio da oferta de mobiliário adequado, promoção de ginástica laboral e incentivo à busca por cuidados médicos em caso de dor ou qualquer desconforto alegado pelo trabalhador.
Está procurando móveis ergonômicos para a sua empresa? Conheça agora os nossos produtos e faça aqui a sua melhor escolha.

× Podemos ajudar?